Vamos vencer a Covid-19: Laboratório diz quando teremos a vacina e por quanto tempo ficaremos imunizados contra o vírus


Por conta de seu alto nível de contágio e letalidade, o novo coronavírus tem deixado as pessoas em pânico em todos os lugares do mundo, e aqui no Brasil não tem sido diferente.

A doença provocada pela infecção da Covid-19, ainda não tem medicação capaz de evitá-la e nem tratamento após contágio, mas, a boa notícia que nos enche de esperança para o fim da pandemia, é de que a vacina já está sendo desenvolvida e inclusive, em fase de testes.

Desde a manhã da última terça-feira, dia 16 de junho, Pascal Soriot, presidente da indústria farmacêutica, AstraZeneca, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirmou que o imunobiológico fornecerá proteção contra o novo coronavírus durante um ano.

Os testes em humanos, já estão a todo vapor, com participação de centenas de brasileiros voluntários. O presidente disse ainda quando a vacina de laboratório britânico será disponibilizada.

“Se tudo correr bem, teremos os resultados dos ensaios clínicos em agosto/setembro. Estamos fabricando em paralelo. Estaremos prontos para vacinar a todos em outubro”.

Fases de uma vacina

São diversas etapas para testar segurança e resposta imune. Primeiro há uma fase exploratória, o segundo momento é de fase pré-clínica, em que ocorre a validação da vacina em organismos vivos, usando animais, como ratos, por exemplo. Só então é chegada à fase clínica, em humanos, a qual estamos agora.

Todos contra a Covid-19