URGENTE: Novo vírus com potencial pandêmico é encontrado no Brasil; alerta a OMS


Mais uma notícia assustadora começou a circular nos veículos de imprensa, de acordo com o portal de notícias do jornal ‘Extra’, a Organização Mundial da Saúde – OMG – um novo vírus com potencial pandêmico foi detectado no Brasil.

OMS encontra novo vírus com potencial pandêmico no Brasil

Segundo a OMS o vírus foi detectado pela Fiocruz, um caso humano de infecção respiratória causada por uma nova cepa do vírus influenza A H1N2.

Neste caso a gripe é transmitida de porcos para seres humanos e é considerada pela Organização Mundial da Saúde este novo vírus está entre aqueles com grande potencial de contágio e representa risco sanitário.

O caso no Brasil aconteceu no Paraná, uma mulher de 22 anos, foi infectada pela influenza A (H1N2)v, felizmente ela já está recuperada, mas como este é um vírus respiratório monitorado pela OMS, a organização foi notificada,

O monitoramento é feito com bastante rigidez porque caso o vírus sofra alguma mutação ele pode ser transmitido de pessoa para pessoa, felizmente ainda não há evidências neste sentindo.

Desde de 2005, em todo o mundo já foram detectados 26 casos de influenza A (H1N2)v e todos foram reportados a Organização Mundial da Saúde, e o mais recente foi o detectado nesta sexta-feira (10), pela Fiocruz.

OMS identifica variante do vírus H1N2 com potencial pandêmico no ...

Professor de virologia da USP em Ribeirão Preto, Eurico Arruda explica que esse é mais um caso de vírus pulando diretamente de animais para o ser humano, como aconteceu com o Sars-Cov-2, que levou a pandemia  da Covid-19 e defende o monitoramento desses patógenos:

“Não há evidência de contágio interpessoal nesse caso. Mas os vírus mudam, como o Sars-CoV-2 nos mostrou, e precisamos estar vigilantes e nos antecipar”.

LEIA TAMBÉM:

Amazônia pode ser o maior ‘berçário’ de coronavírus do mundo, afirma cientista

Fonte: Extra