Urgente! Brasil fecha todas as fronteiras


Nesta quinta-feira, dia 19, foi publicado uma portaria pelo governo federal, onde revela o fechamento de fronteiras do Brasil com outros países, da América do Sul.

A decisão foi tomada decorrente da pandemia do novo vírus, Covid-19. O fechamento só será aplicado aos meios terrestres, como as rodovias, mas isto não se aplica aos aeroportos.

As fronteiras serão fechadas para os países vizinhos ao Brasil. As medidas, porém, só valem para os estrangeiros que desejam entrar no país. Se tiverem cidadãos brasileiros no local, estes poderão entrar no Brasil.

Segundo informações dadas pelo governo, a medida valerá por apenas 15 dias, começando desta quinta-feira.

As cargas, vindas destes países vizinhos, ainda poderão entrar no país, assim como os agentes de ações humanitárias.

Os países em que serão aplicados está restrição serão: Bolívia, Argentina, Colômbia, Peru, Paraguai, Guiana e Guiana Francesa.

O estrangeiro que descumprir com esta restrição, será deportado imediatamente e ainda não terá direito de pedir refúgio.

Segundo o governo, a restrição está sendo imposta por “recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”. E que se justifica por “motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação” do coronavírus.

O Chile e o Equador, são um dos países em que o Brasil não faz fronteira, por isso, eles não estão na lista de restrição. Para relembrar, a Venezuela, também não está na lista, porque o Brasil já tinha uma restrição de fronteiras com a mesma.