Eleições Notícias admin

Pesquisa Ibope mostra crescimento de Haddad na reta final do 2º turno

Pesquisa Ibope mostra crescimento de Haddad na reta final do 2º turno

Neste sábado, dia 27/10, o Ibope divulgou a última pesquisa de voto para o 2º turno da eleição para presidente. E de acordo com o instituto, Jair Bolsonaro (PSL) venceria a eleição se a mesma fosse hoje.

Apesar da dianteira do militar, Fernando Haddad (PT) está mais próximo, se formos comparar com os levantamentos antigos, só que não seria o suficiente para conseguir uma virada, que é algo bastante esperado pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

A probabilidade dos resultados divulgados retratarem a realidade é de noventa e cinco por cento, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quando considerados apenas os votos válidos o resultado é o seguinte:

Jair Bolsonaro (PSL): 54%
Fernando Haddad (PT): 46%

Na pesquisa feita anteriormente pelo Ibope, Bolsonaro tinha 57%, já Haddad tinha 43% dos votos válidos, apontando uma reação do petista.

Já considerando os votos totais, os números foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 47%
Fernando Haddad (PT): 41%
Em branco/nulo: 10%
Não sabe: 2%

Na pesquisa anterior também pelo Ibope, Jair Bolsonaro tinha 50% dos votos, já Fernando Haddad tinha 37% dos votos válidos.

Rejeição e potencial de voto

O Ibope também apontou o potencial de votos e a rejeição dos candidatos para presidente: “Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”?

Jair Bolsonaro

Com certeza votaria nele para presidente – 39%
Poderia votar nele para presidente – 10%
Não votaria nele de jeito nenhum – 39%
Não o conhece o suficiente para opinar – 11%
Não sabem ou preferem não opinar – 1%

Fernando Haddad

Com certeza votaria nele para presidente – 33%
Poderia votar nele para presidente – 12%
Não votaria nele de jeito nenhum – 44%
Não o conhece o suficiente para opinar – 10%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%

A pesquise ouviu 3.010 eleitores entre os dias 26 e 27 de outubro, foi contratada pela TV Globo e “O Estado de S. Paulo”, e tem o seguinte registro no TSE: BR‐ 02934/2018.

Avatar

Sobre o autor | Website

Editor Chefe do Plantão Ao Vivo. Formado em jornalismo e direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Teve passagens pelos principais meios de notícias nas mídias sociais brasileiras.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.