Eleições Notícias admin

O que levar para votar no segundo turno das Eleições 2018

O que levar para votar no segundo turno das Eleições 2018

Neste domingo, dia 27/10, vai acontecer o segundo turno das Eleições 2018 no país para presidente, e também para governador para 13 estados e no Distrito Federal.

Ao todo, mais de 147 milhões de brasileiros são esperados nas seções eleitorais distribuídas nos 5.570 municípios e em 171 cidades no exterior.

Para você que está se preparando para votar novamente, tem que ficar atento com os horários da votação. Tudo começa a partir das 8h00, indo até as 17h00, o mesmo horário também para as seções fora do país.

O que preciso levar para votar no segundo turno?

O eleitor tem que levar um documento oficial com foto, pode ser sua identidade, ou carteira de motorista, passaporte, reservista, carteira de trabalho. E se você já sabe onde vota, e qual a sua seção eleitoral, nem precisa levar seu título de eleitor. E caso não saiba, é possível procurar pelo site do TSE.

Aqueles que já possuem o E-título, aplicativo da Justiça Eleitoral que funciona como o título do eleitor digital, e que fez o cadastro biométrico, nem precisa levar um documento com foto, pois o mesmo já virá com todas as informações necessárias.

Para aqueles que não fizeram o recadastramento, pode também baixar o aplicativo, só que o mesmo não aparecerá a foto, e com isso é necessário levar um documento com foto.

Vale lembrar, que não é permitida que o eleitor leve o seu celular até a cabine de votação. O mesmo tem que ficar com algum dos mesários da seção, pois não é permitido registrar o voto por foto ou vídeo pela urna eletrônica.

Material de apoio

Se você está pensando em ir votar com algum material de campanha do seu candidato, você pode ir tranquilo. Seja uma camisa, um santinho, adesivo ou bandeira. O que não é permitido é fazer qualquer pedido de voto, tem que ser uma manifestação individual.

Se você está com receio de esquecer o número do seu candidato, você pode levar uma cola tranquilamente sem qualquer tipo de problema.

Comprovante

Assim que você votar irá receber um comprovante do mesário. Guarde com muito cuidado, pois não é possível fazer o pedido de uma segunda via, e para então comprovar que está em dia com as obrigações eleitorais será então necessário o pedido de uma certidão de quitação em um cartório eleitoral ou pela internet.

Se eu não conseguir votar?

Se por algum motivo você não conseguir votar nesse segundo turno, pode justificar a ausência no dia da eleição em uma outra seção, levando o documento oficial para identificação. Ou também pode fazer a justificativa pela internet, por meio do Sistema Justifica.

E para quem faltou ao primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para regularizar a sua situação, e quem faltou no segundo turno tem até o dia 27 de dezembro. E se você não justificou tem que pagar uma multa que varia entre R$ 1,05 a R$ 3,51 por cada turno ausente.

Apuração

Após o fechamento todas as urnas no país, levando em consideração os fuso-horários, a apuração oficial começa a ser divulgada, assim como também as pesquisas de boca de urna.

Avatar

Sobre o autor | Website

Editor Chefe do Plantão Ao Vivo. Formado em jornalismo e direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Teve passagens pelos principais meios de notícias nas mídias sociais brasileiras.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.