Notícias Leandro Mendonça

IPVA 2019 no Ceará: Consultar o valor com desconto, parcelar e imprimir

IPVA 2019 no Ceará: Consultar o valor com desconto, parcelar e imprimir

Ano já começando, e os brasileiros já estão se preparando para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA, que começa no mês de janeiro em uma boa parte do país. O do Ceará já está disponível a partir desta quarta-feira, dia 02/01.

Assim como os anos anteriores, o pagamento é obrigatório e o valor varia conforme o modelo do veículo e também o estado em que ele mora.

Como realizar o pagamento do IPVA 2019 no Ceará?

Para quem deseja fazer o pagamento do valor correspondente ao seu veículo em solo cearense, é só acessar o site oficial da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), ir na opção Imposto, depois em “emitir DAE” e lá informar todos os dados que são exigidos, depois conferir os valores, fazer sua impressão e pronto. Caso queira parcelar, é só selecionar a opção correspondente.

Para encontrar o valor do seu veículo, é preciso informar o Chassi, Placa e Renavam. Tudo isso está disponível no documento do carro.

Esse procedimento só pode ser feito pela internet, pois a cobrança não é mais enviada pelo Correios. Isso pode ser feito do seu computador, ou de alguma lanhouse.

Como reduzir o valor do meu IPVA?

O contribuinte que pagar o imposto em cota única, até o dia 31 de janeiro, terá redução de 5% no valor do boleto. Além do pagamento à vista, o IPVA também pode ser parcelado em cinco vezes.

Redução do valor em 2019

O valor do IPVA teve uma redução média de 3,79% em 2019 no Ceará. A tabela com o valor de todos os veículos está disponível também no site da Secretaria da Fazenda.

Quem não precisa pagar o IPVA 2019?

São isentos os proprietários dos seguintes veículos:

Pertencentes a deficiente físico
Máquina agrícola e terraplanagem
Micro-ônibus, vans, topics
Ônibus intermunicipal
Veículos de potência inferior a 50 cilindradas
Táxi, ônibus urbano e metropolitano
Veículo com mais de 15 anos
Veículo de corpo diplomático

Leandro Mendonça

Sobre o autor | Website

Acadêmico de Administração. Teve passagem por vários sites de TV, ficando à frente do TN - Audiência da TV e Minuto Livre.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.