O mistério em torno do retorno fracassado de Conor McGregor ao UFC – e o que vem a seguir
14 Junho 2024Conor McGregor ia lutar contra Michael Chandler em 29 de junho. Depois houve uma chance de que ele não lutasse. Depois, a chance tornou-se real. Então, ninguém tinha ideia. Depois, a luta estava confirmada. Agora, é certo: o combate foi adiado indefinidamente.
Os fatores decisivos no “vão-lutar-ou-não-vão?” de McGregor vs Chandler, uma luta que leva 18 meses sendo planejada, foram mantidos em segredo, o que só aumentou a especulação desenfreada sobre o destino do evento principal do UFC 303. Quando uma coletiva de imprensa pré-luta foi cancelada apenas algumas horas antes em 3 de junho, sem explicação dada pelo UFC, McGregor insinuou vagamente sobre “obstáculos fora de nosso controle”. E assim, os rumores começaram.
A teoria mais sensata é que McGregor sofreu uma lesão em 2 de junho, precisou de uma consulta médica em 3 de junho e descobriu nos dias seguintes que o problema era menor, apenas para a lesão ser agravada desde então. Isso se alinha com os contornos da montanha-russa emocional deste mês. Mas, novamente: isso é especulação.
McGregor nunca havia se retirado de uma luta devido a lesão; de fato, ele já lutou lesionado mais de uma vez. Ele já se retirou de uma coletiva de imprensa antes, antes de sua revanche de alto risco e vitória contra Nate Diaz em 2016, mas quando ele está contratado para lutar, ele luta. Essa sempre foi a regra pessoal de McGregor, mas como o jornalista Ariel Helwani notou, o irlandês está bem dentro do seu direito de relaxar a regra – especialmente agora que ele está mais velho, com 35 anos, e se preparando para retornar de uma lesão devastadora. E ele relaxou sua regra afinal.
McGregor quebrou a perna em sua última luta, uma segunda derrota consecutiva para Dustin Poirier em julho de 2021, seis meses após o americano nocautear “Notorious” / “The Mac” / o personagem principal do UFC. O retorno de McGregor está, portanto, sendo planejado há três anos, e sua luta com Chandler foi anunciada em fevereiro de 2023. O irlandês e o americano atuaram como treinadores opostos na temporada do ano passado de The Ultimate Fighter (a equipe de atletas de Chandler venceu a de McGregor confortavelmente ao longo do caminho), mas a conclusão usual do show de uma luta entre treinadores estava ausente.