Mektic e Ram conquistam primeiro título Masters 1000 em Cincinnati
18 Agosto 2025Nikola Mektic e Rajeev Ram concluíram uma trajetória dos sonhos no Cincinnati Open neste domingo, ao derrotarem os italianos Lorenzo Musetti e Lorenzo Sonego na final de duplas para garantirem seu primeiro título de Masters 1000 como dupla.
Uma Parceria de Sucesso Imediato
Disputando a final de um torneio pela primeira vez juntos, em apenas seu terceiro evento do ano, Mektic e Ram mostraram um entrosamento impressionante. A vitória não apenas marca o primeiro troféu da parceria, mas também os impulsiona no ranking. Com o título, a dupla subiu 196 posições, alcançando o 25º lugar no Ranking de Duplas da ATP (PIF ATP Live Doubles Teams Rankings).
A Virada na Final
A dupla croata-americana precisou lutar para chegar ao título. Após perderem o primeiro set, eles conseguiram uma virada para superar a parceria italiana pelo placar de 4-6, 6-3, 10-5, em uma batalha de 90 minutos. A chave para a recuperação foi o excelente desempenho no serviço, vencendo 87% (34/39) dos pontos com o primeiro saque, segundo as estatísticas da Infosys ATP. A campanha até a final também foi notável, incluindo uma vitória sobre Julian Cash e Lloyd Glasspool nas semifinais, quebrando a sequência de 22 vitórias consecutivas da dupla.
Recordes e Marcas Históricas
O título em Cincinnati trouxe marcos importantes para ambos os jogadores. Ao chegar à final, o croata Nikola Mektic se juntou a Rohan Bopanna e Mate Pavic como os únicos jogadores de duplas em atividade a alcançar a final de todos os nove eventos ATP Masters 1000. Com a vitória, ele conquistou seu 11º título de Masters 1000, o maior número entre os jogadores ativos.
Seu parceiro, o americano Rajeev Ram, também fez história. Aos 41 anos e 4 meses, ele se tornou o segundo campeão de duplas mais velho de Cincinnati na Era Aberta, atrás apenas de Daniel Nestor, que triunfou em 2015 aos 42 anos ao lado de Edouard Roger-Vasselin.
Respeito Mútuo e Longa Amizade
Durante a cerimônia de premiação, a longa história entre os dois jogadores ficou evidente. “Tênis, não é? Histórias malucas. Este é nosso terceiro torneio juntos, embora nos conheçamos há provavelmente três décadas. Muito obrigado, não tenho como agradecer o suficiente, e foi um prazer jogar esta semana”, disse Mektic a Ram.
Ram retribuiu o sentimento: “Nos conhecemos há muito tempo… Jogamos algumas partidas incríveis um contra o outro. É muito bom tê-lo [Mektic] do meu lado da rede.”
Olhando para o Futuro: US Open
O próximo desafio para a dupla recém-campeã é o US Open, que começa no final deste mês. A experiência em Nova York pode ser um diferencial. Ram, seis vezes campeão de Grand Slam, venceu três de seus títulos justamente no complexo de Flushing Meadows. Mektic, por sua vez, já foi finalista do torneio, tendo chegado à decisão em 2020 ao lado de Wesley Koolhof, quando foi derrotado por Mate Pavic e o brasileiro Bruno Soares por 5-7 e 3-6.