Raspberry Pi Adiciona Inteligência Artificial à Sua Nova Placa-Mãe Hackável de $70
5 Junho 2024A Raspberry Pi está introduzindo inteligência artificial em seu mais novo modelo de placa-mãe, utilizando o processador de IA da Hailo.
A desenvolvedora de microcomputadores, Raspberry Pi, está adicionando inteligência artificial ao seu mais recente modelo de placa-mãe, anunciou a Fundação Raspberry Pi na terça-feira.
Desenvolvido em colaboração com a desenvolvedora de processadores de inteligência artificial Hailo, o Raspberry Pi AI Kit está disponível para atualizar o Raspberry Pi 5 e tem um preço de venda de $70, segundo a organização de caridade com sede no Reino Unido. Com a nova atualização de IA, o pequeno e acessível computador pode rodar modelos de IA – incluindo chatbots, reconhecimento de objetos e detecção de poses, caso uma câmera esteja conectada.
“Se você sempre quis experimentar o mundo das redes neurais, inteligência artificial e aprendizado de máquina no seu Raspberry Pi 5, temos o produto perfeito para você”, escreveu Naushir Patuck, Engenheiro Principal da Raspberry Pi.
De acordo com a Raspberry Pi, o kit de IA vem pré-montado com um módulo acelerador de IA Hailo-8L “nível de entrada”, projetado para suportar produtos que requerem capacidade de IA limitada ou desempenho inferior.
O pequeno, acessível e modular hardware Raspberry Pi fomentou uma enorme comunidade faça-você-mesmo, que utilizou os computadores do tamanho de um cartão de crédito para alimentar desde pequenos centros de mídia até nós de Bitcoin. O Raspberry Pi é uma ferramenta popular para ensinar crianças a construir e programar computadores, bem como outros projetos.
De acordo com a documentação da Raspberry Pi, o kit de IA se conecta à placa-mãe do Raspberry Pi 5 usando um adaptador M.2 HAT+, que permite ao kit de IA funcionar de forma independente da placa-mãe Raspberry Pi.
A placa-mãe Raspberry Pi utiliza um sistema operacional baseado em Unix, o Raspberry Pi OS, que precisará ser configurado para tirar proveito do complemento de IA.
“Quando o Raspberry Pi 5 está rodando uma imagem atualizada do Raspberry Pi OS, ele detecta automaticamente o módulo Hailo e disponibiliza a [Unidade de Processamento Neural] para tarefas de computação de IA”, escreveu a Raspberry Pi.
Uma vez instalado, os usuários do Raspberry Pi podem acessar o “Model Zoo” da Hailo, que apresenta uma biblioteca de modelos de IA pré-treinados.
Lançada em 2017, a Hailo, com sede em Tel Aviv, desenvolve hardware de IA, aceleradores e sistemas usados em veículos autônomos e modelos de IA generativa. Em abril, a Hailo anunciou o fechamento de uma rodada de financiamento de $120 milhões, coincidindo com o lançamento de seu mais recente acelerador de IA, o Hailo-10.
“Estamos entusiasmados em apoiar a Raspberry Pi e capacitar sua vibrante comunidade de engenheiros profissionais e criadores criativos com capacidades de IA de ponta”, disse Orr Danon, CEO e cofundador da Hailo, em uma declaração separada. “Nossa parceria com o principal fornecedor mundial de computadores de placa única inspirará uma nova era da computação, aprimorada por nossa capacidade de processamento de IA de alto desempenho.”