Bolsonaro da péssima notícia sobre o Renda Brasil: “Não podemos fazer isso”


Nesta quarta-feira, 26 de agosto, durante um evento na Usiminas em Minas Gerais, o atual presidente da república Jair Messias Bolsonaro (sem partido), disse que a atual proposta do Renda Brasil está suspensa.

O programa é uma aposta do presidente para turbinar sua popularidade, no entanto, a equipe econômica segue discordando do valor proposto por Bolsonaro. Para Paulo Guedes o valor do benefício teria que ser em torno de R$250, mas para Bolsonaro o valor tem que ser maior. Ainda de acordo com Jair Bolsonaro, ele não pretende tirar recursos de outros benefícios para custear o Renda Brasil, que deverá ser substituto do Bolsa Família.

“Ontem discutimos a possível proposta do Renda Brasil ,e falei está suspenso. A proposta como apareceu para mim não será enviada ao parlamento. Não posso tirar de pobre para dar a paupérrimos. Não podemos fazer isso aí, como por exemplo, a questão do abono para quem ganha até 2 salários mínimos , que seria um 14º salário, não podemos tirar isso de 12 milhões de pessoas para dar ao Bolsa Família, ao Renda Brasil ou como for chamar esse novo programa”, concluiu.

As incertezas acerca da agenda do governo para as contas públicas e as preocupações com as divergências entre a equipe de Guedes e Bolsonaro acabaram repercutindo nos mercados financeiros. Por volta de 13h15, o dólar subia 1,18%, negociado a R$ 5,59 e o Ibovespa caía 1,54%, aos 100.546 pontos.

Fonte: G1