Recentemente, uma bola de fogo brilhante cruzou os céus do Japão, sendo vista pela população da cidade de Tóquio na última quinta-feira (2). Antes de ter uma explosão na atmosfera, que obteve a força equivalente a incríveis 150 toneladas de TNT. A população mais observadora informou que assistiram uma bola de fogo brilhante iluminando o céu da cidade com uma lux roxo-esverdeada e, logo em seguida, presenciaram um estrondo que provavelmente se tratou de um estampido sônico, gerado quando um objeto quebra a barreira do som.
O evento inusitado ocorreu às 2h32 da manhã (14h32 no horário de Brasília), podendo ser visto na maior parte da região denominada Kanto.
De acordo com as informações concedidas pela International Meteor Organization (IMO), o objeto em questão se tratava de um meteoro, que possuía cerca de 1,5 metros de diâmetros, entrando na atmosfera com a velocidade de 15 km/s (54 mil km/h), pesando o total de 5,5 toneladas. A explosão em questão teve força suficiente para conseguir ser registrada por estações de monitoramento de infrassom, que foram criadas com o intuito de conseguir detectar teste nucleares em distância de 2.000 km.
#Fireball in news, sighted by many living in #Tokyo, Japan🇯🇵 1st July 2020 ~ 17:30 GMT, detected acoustically by #IMS Infrasound stations I45RU & I44RU at distances of approximately 1100km & 2300km, respectively. Latest signal enhancement techniques used by #IDC in analysis: pic.twitter.com/vhqHWhlWWg
— Lassina Zerbo (@SinaZerbo) July 3, 2020
Pelo fato do meteoro ter explodido em uma grande altitude, felizmente, não há registros de danos em nenhum local. Mesmo sendo tão brilhando, a rocha culpada por causar tal fenômeno é considerada “pequena” ao ser comparada com o meteorito Chelyabinsk, responsável por causas destruição em território russo no ano de 2013. Tal meteorito, de acordo com as informações, era de 10 a 20 vezes maior.