João Fonseca brilha no Aberto da Austrália aos 18 anos ao vencer cabeça de chave número 9
14 Janeiro 2025João Fonseca, a nova sensação do tênis masculino, deixou sua marca no Aberto da Austrália na noite desta terça-feira ao derrotar o cabeça de chave número 9, Andrey Rublev, por 7-6 (1), 6-3, 7-6 (5) na primeira rodada do torneio.
Essa foi uma estreia impressionante na chave principal de um Grand Slam para o jovem brasileiro de 18 anos, atualmente ocupando a 112ª posição no ranking. Fonseca garantiu sua vaga em Melbourne após vencer três partidas nas rodadas de qualificação na semana passada.
A vitória contra Rublev, um experiente jogador de 27 anos e dez vezes quartofinalista de torneios Grand Slam, durou pouco menos de 2 horas e meia. Com esse resultado, Fonseca ampliou sua sequência invicta para 14 partidas, incluindo conquistas recentes: o título no Next Gen ATP Finals, realizado na Arábia Saudita no mês passado, e um troféu em um torneio Challenger em Canberra neste mês.
Uma estreia que chamou a atenção
Os especialistas do tênis já vinham acompanhando Fonseca, campeão juvenil do US Open de 2023, impressionados com seu potente saque, golpes firmes e postura calma em quadra. Todas essas qualidades ficaram evidentes na partida contra Rublev, disputada na Margaret Court Arena, o segundo maior palco do torneio.
Fonseca alcançou o match point com um backhand vencedor, comemorando com o gesto do dedo indicador erguido, sinalizando o número 1. Pouco depois, encerrou o jogo com um forehand preciso na linha, abrindo os braços em celebração e jogando a cabeça para trás em êxtase.
“Bom, nada mal”, disse Fonseca com um sorriso durante sua entrevista ainda na quadra, arrancando risadas e aplausos do público, onde muitos exibiam as cores verde, amarelo e azul da bandeira brasileira.
“Eu aproveitei cada momento nesta quadra, essa quadra incrível”, continuou ele. “Foi minha primeira vez jogando em um estádio tão enooooorme”, brincou, alongando a palavra para enfatizar.
Dominante em quadra
Com saques que atingiram até 214 km/h, Fonseca registrou 14 aces e apenas uma dupla falta. Ele salvou cinco dos seis break points enfrentados e acumulou 51 winners, 18 a mais que Rublev, que havia sido quartofinalista em Melbourne em três dos últimos quatro anos.
“Eu estava apenas focado no meu jogo, tentando não colocar pressão em mim mesmo, jogando contra um top 10”, explicou Fonseca. “Só joguei meu jogo e, bom, agora estamos na segunda rodada.”
Na próxima partida, Fonseca enfrentará o italiano Lorenzo Sonego, atual número 55 do ranking, que eliminou Stan Wawrinka, tricampeão de Grand Slam, em quatro sets no mesmo dia.
A chave para o sucesso
Ao ser questionado sobre o segredo para seu desempenho nos tiebreaks contra o mais experiente Rublev, Fonseca destacou a importância de manter a intensidade nos pontos cruciais, arriscar nas jogadas e demonstrar coragem.
Ele também citou Roger Federer, 20 vezes campeão de Grand Slam, como inspiração.
“Como Roger diz: ‘Talento não é suficiente.’ … Então, eu coloco muito trabalho duro,” comentou Fonseca. “Só eu e minha equipe sabemos o quanto nos dedicamos.”
Com essa estreia impressionante, João Fonseca prova que é um nome a ser observado no circuito profissional de tênis.