Equinor Inaugura Usina Solar de 531 MW no Brasil
12 Março 2024A Equinor ASA lançou sua usina solar Mendubim de 531 megawatts (MW) no Brasil, marcando um aumento de 30 por cento na sua produção de energia própria no país.
A usina Mendubim produzirá 1,2 terawatts-hora (TWh) de energia anualmente, conforme anunciado pela Equinor em um comunicado recente. Cerca de 60 por cento da energia será vendida sob um acordo de compra de energia (PPA) denominado em dólares americanos por 20 anos com a Alunorte, uma das principais fornecedoras de alumina para a indústria do alumínio no mundo. A produção restante será vendida no mercado de energia do Brasil, destacou a empresa.
O projeto foi desenvolvido e será operado em uma joint venture entre Scatec, Hydro Rein e Equinor. Os três parceiros têm um interesse econômico igual de 30 por cento no projeto. A Alunorte exerceu sua opção de compra e agora detém os 10 por cento restantes, segundo o comunicado.
“Mendubim representa uma contribuição importante para a oferta de energia diversificada da Equinor no Brasil, que inclui um robusto portfólio de petróleo e gás e uma posição atrativa em energias renováveis”, disse Veronica Coelho, gerente do país da Equinor no Brasil.
Olav Kolbeinstveit, vice-presidente sênior de onshore e mercados dentro da área de Renováveis da Equinor, disse: “Lançar uma grande nova usina solar no Brasil em parceria com Scatec e Hydro Rein é uma conquista importante. A Equinor conduz negócios no Brasil há mais de duas décadas, e vemos o país como uma área central para crescimento lucrativo a longo prazo. Ao investir em energia renovável, estamos apoiando as ambições do Brasil em direção a uma matriz energética diversificada e ajudando a atender ao crescimento esperado da demanda de energia no país”.
De acordo com o comunicado, o Brasil é o maior mercado de energia da América do Sul, com um crescimento de demanda significativo esperado. A desregulamentação do mercado de energia está em curso, com o mercado desregulado agora representando cerca de 40 por cento do consumo total.
Mendubim eleva a produção de energia da Equinor no país para mais de 1,4 TWh em 2024. Com a usina, a empresa também entra pela primeira vez no mercado de energia desregulado do Brasil. O ativo deve oferecer retornos reais de projeto base no meio da faixa guiada pela Equinor para renováveis de quatro a oito por cento.
Terje Pilskog, CEO da Scatec, disse: “Este projeto marca um marco fundamental na realização de nossos objetivos estratégicos e reforça nossa posição em um mercado de crescimento de energia renovável de destaque, fortalecido por nossos parceiros Equinor e Hydro Rein. O mercado de energia solar em expansão no Brasil alinha-se com nosso compromisso com o progresso sustentável, e estamos entusiasmados em avançar este projeto impactante com aproximadamente 3 milhões [de toneladas métricas] de equivalentes de dióxido de carbono evitados”.
Olivier Girardot, CEO da Hydro Rein, disse: “Estamos entusiasmados em completar o primeiro projeto de energia renovável da Hydro Rein no Brasil. Nossa missão é desenvolver soluções de energia renovável para indústrias mais sustentáveis, e Mendubim faz exatamente isso. A maior parte da produção de energia será destinada à refinaria de alumina da Hydro, Alunorte, no Pará, apoiando um dos maiores projetos de descarbonização do mundo. Estamos muito orgulhosos de participar deste desenvolvimento junto com Equinor e Scatec”.
A Equinor observou que sua geração total de energia renovável em 2023 foi de aproximadamente dois TWh e tem como objetivo dobrar esse número este ano.